4.12.06

Provas do TRF 1 Região - Organizadora: FCC

Pessoal, saiu hoje os gabaritos do concurso para os cargos de Analista, Técnico e Auxiliar Judiciário do TRF 1 Região. Comentaremos as provas para os cargos de Analista, das áreas judiciária e execução de mandados. De imediato, podemos dizer o seguinte:

1 - o texto da prova de português da FCC, como quase sempre, tratou-se de um artigo jornalístico, onde a análise pode ser feita de modo direto, sem muitas especulações. As respostas devem ser dadas não de acordo apenas com o contexto atual, mas, sim, em função do que o autor disse literalmente, independente de ele estar errado, ou não;

2 - na prova de português (que foi muito bem elaborada), foram cobradas 3 questões de análise do texto, 3 de sinônimos, 1 de concordância verbal, 1 de voz ativa-passiva, 1 de tempos e modos verbais, 2 de redação de frases/colocação pronominal, 1 de utilização da expressão "com que", 1 de uso das vírgulas e 2 de emprego e flexão de verbos.
Obs.: A FCC sempre utiliza esses tipos de questões, além das que exigem conhecimento sobre crase, sobre expressões do tipo "a que", "a qual", "cujo", e itens que exigem a substituição de uma frase por determinada palavra que conceda a mesma idéia.

3 - não vamos aprofundar os comentários sobre a prova de informática, em função da falta de experiência nesse assunto. Caiu 1 questão de formatação de parágrafo do word, 1 de operações de células do excel, 1 sobre mostra de unidades, diretórios, pastas e arquivos no windows explorer, 1 sobre web e 1 sobre adware. Também foi bem elaborada.
Obs.: Na nossa opinião, a questão sobre web deveria ser anulada, pois exigiu conhecimento sobre sistema de hipertexto, item não constante no edital.

4 - a prova de direito, como sempre, é a responsável pelas críticas à Carlos Chagas. Previsível, limita-se, na maioria das vezes, a exigir o conhecimento literal das normas, sem preocupar-se com o conteúdo. Nivela por baixo os candidatos.

Em breve, as provas comentadas. Até lá!

Nenhum comentário: